Delícia de Viagem – os prazeres de Portugal

Olá! Já que estamos em meados de dezembro,  época de comprar presentes para os famosos “amigos secretos”, me veio à mente uma boa garrafa de vinho português, por isso, resolvi começar uma série de posts falando sobre os prazeres da gastronomia lusitana, começando, é claro,  pelo famoso vinho. Eu o convido a apreciar os próximos parágrafos…

 

Vinhos Portugueses

Considerado dentre os melhores do mundo, Portugal é o 10º maior país produtor de vinhos e segue aumentando seu mercado a cada ano. Os vinhos portugueses são o resultado de uma longa sucessão de tradições introduzidas por civilizações históricas, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo, romanos.

Portugal possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como patrimônio mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

A vastíssima quantidade de castas nativas (mais de 285) permite produzir uma grande diversidade de vinhos com personalidades muito distintas. Algumas das castas tintas portuguesas mais importantes são: Touriga Nacional, Baga, Castelão, Touriga Franca e Trincadeira (ou Tinta Amarela). Entre as castas brancas destacam-se: Alvarinho, Loureiro, Arinto, Encruzado, Bical e Fernão Pires.

Principais regiões vinícolas

Alentejo Uma das maiores regiões vinícolas de Portugal, com cerca de 22.000 hectares, correspondendo a 10% do total de vinha de Portugal. Região quente e seca do sul, permite a maturação perfeita das uvas.

Madeira A Ilha da Madeira situada no Oceano Atlântico, a oeste da costa africana, ficou famosa pelo Vinho da Madeira, muito aromático, mencionado por Shakespeare e que chegou a ser usado como perfume nas cortes européias.

Minho O Minho é a maior região vinícola portuguesa e situa-se no noroeste do país. Lá produzem-se vinhos de acidez e frescura características, de denominações Vinho Verde DOC e Vinho Regional Minho.

Douro O Douro é a mais antiga Região Demarcada do mundo, conhecida pela notável qualidade dos seus vinhos e pelo famoso Vinho do Porto.

Outras regiões: Dão, Bairrada, Bucelas, Colares, Carcavelos, Setúbal e Algarve.

Gostou? Se você também aprecia um bom vinho português, deixe seu comentário. Abraços, e até a próxima!

Anúncios

Uma resposta para “Delícia de Viagem – os prazeres de Portugal

  1. Olá, eu vi que você passou 3 semanas em NY. Estou pensando em ir pra lá no ano que vem, se tiver férias. Pode me indicar lugares legais pra conhecer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s